sábado, 13 de novembro de 2010

Big-Mac e Burocracia

O Big-Mac e a burocracia




A teoria da burocracia  foi formalizada por Max Weber que, partindo da premissa de que o traço mais relevante da sociedade ocidental, no século XX, era o agrupamento social em organizações, estudou essas entidades.

Construiu um modelo ideal, o chamado modelo burocrático no qual as organizações são caracterizadas por cargos formalmente bem definidos, ordem hierárquica com linhas de autoridade e responsabilidades bem delimitadas. Para Weber, Burocracia é a organização eficiente por excelência. E para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e minuciosamente como as coisas deverão ser feitas.

Segundo Weber, a burocracia tem os seguintes princípios fundamentais:

* Formalização: existem regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito.
* Divisão do trabalho
* Hierarquia.
* Impessoalidade.
* Meritocracia.
* Separação entre propriedade e administração.
* Profissionalização dos funcionários.
* Completa previsibilidade do funcionamento.

Entretanto, a Burocracia é sujeita a disfunções, tais como:

* Internalização das regras: Elas passam a de "meios para os fins", ou seja, às regras são dadas mais importância do que às metas.
* Excesso de Formalismo e papelatório: Torna os processos mais lentos.
* Resistências às Mudanças.
* Despersonalização: Os funcionários se conhecem pelos cargos que ocupam.
* Categorização como base no processo decisorial: O que tem um cargo maior, toma decisões, independentemente do que conhece sobre o assunto.
* Superconformidade as Rotinas: Traz muita dificuldade de inovação e crescimento.
* Exibição de poderes de autoridade e pouca comunicação dentro da empresa.
* Dificuldade com os clientes: o funcionário está voltado para o interior da organização, torna dificil realizar as necessidades dos clientes tendo que seguir as normas internas.
* A Burocracia não leva em conta a organização informal e nem a variabilidade humana.

Uma dada empresa tem sempre um maior ou menor grau de burocratização, dependendo da maior ou menor observância destes princípios que são formulados para atender à máxima racionalização e eficiência do sistema social (por exemplo, a empresa) organizado.


A mais famosa e bem-sucedida empresa de “fast-food” (Mc Donald´s) é dirigida de forma altamente burocrática. Enquanto a Google é conhecida por sua forma não burocrática de administraçaõ. Dois exemplos de sucesso, que se contrapõe frente ao modelo burocrático.

Na minha opinião, o modelo burocrático pode ser muito eficiente na administração, entretanto não é o mais eficiente sempre.  Por exemplo, quem vai a uma loja do Mc Donald´s ( seja em Paris ou em Jacarei) espera encontrar o mesmo sanduiche, preparado exatamente da mesma forma e com o mesmo sabor. Isto só é possível com a completa previsibilidade de funcionamento (veja caracerística acima). Por outro lado, uma empresa de tecnologia de ponta, como Google, exige uma administração ágil preparada para as mudanças bruscas de rumo, neste caso, o modelo burocrático tende a ser lento demais para se mostrar eficiente.

Além do tipo de negócio, acredito que a cultura da organização desempenha um papel importante para balizar a possível eficiencia atingida por uma modelo burocrático. Como já escrevi demais vou deixar esta idéia para outra ocasião.
[]´s

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