Quais os argumentos que Fayol apresentava para justificar a importância de se ensinar administração em todos os níveis de ensino?
Fayol defende, em Administração Geral e Industrial de 1916, que a administração é uma ciência e não apenas uma improvisação derivada da simples observação empírica de fatos. Dizia que o conhecimento de administração não deveria ser um privilégio pessoal e sim uma função que se reparte, como as outras funções especiais, entre a cabeça e os membros do corpo social.
Segundo ele, por ser ciência, a administração deveria ser ensinada metodicamente nas escolas. Seu objetivo seria formar melhores administradores e desenvolver qualidades e aptidões pessoais. Ele afirmava que estas aptidões desenvolvidas através do estudo da ciência da administração, seriam valiosas fora do ambiente empresarial, isto é, na vida particular também.
Quais as características que diferenciam as capacidades técnicas das capacidades administrativas?
Fayol discriminou as 6 funções essenciais de uma empresa.
• Funções Técnicas
• Funções Comerciais
• Funções Financeiras
• Funções de Segurança
• Funções Contábeis
• Funções Administrativas
As funções técnicas são aquelas que se relacionam exclusivamente com o processo de produção/fabricação, isto é, a atividade fim da empresa. Segundo Fayol, as funções administrativas estão acima das demais e englobam os 5 elementos do ato de administrar, a saber:
• Prever
• Organizar
• Comandar
• Coordenar
• Controlar
Em outras palavras, no que concerne às capacidades, as conclusões de Fayol estabelecem que a capacidade principal dos agentes inferiores é a capacidade profissional característica da empresa (técnica), enquanto que a capacidade principal dos grandes chefes é a capacidade administrativa. Deste modo, ele visualizava uma pirâmide hierárquica que tinha em sua base (inferior) as capacidades técnicas e no seu ápice, as administrativas. Apesar de privilegiar as capacidades administrativas, em seus escritos, não deixava de afirmar que estas mantinham uma relação de interdependência com todas as outras 5 funções.
Por que a obra de Fayol (Administração Industrial e Geral) é considerada um “escola de chefes” ?
Como sabemos, a partir da 2ª revolução industrial (1880) surgem as grandes corporações multidepartamentais. Os engenheiros F.W. Taylor (USA) e H. Fayol (FR) são considerados os fundadores da administração moderna. Apesar de contemporâneos, seus estudos são desenvolvidos a partir de pontos de vista diferentes. Taylor, fundador da escola científica, tem o foco de sua investigação no “chão da fábrica”. Dedica-se a minimizar o esforço físico do operário, diminuir o número de movimentos realizados e, desta forma, aumentar a produtividade e o lucro. Em uma linguagem mais recente, ele analisava a empresa de baixo para cima (bottom-up). Por outro lado, Fayol, fundador da escola clássica, tem o foco de suas investigações nas funções administrativas. Assim, ele analisa a empresa de cima para baixo. Ele via a empresa pela ótica da gerência e enfatizou a unidade de comando, a autoridade e a responsabilidade.
Fayol relacionou 14 princípios básicos:
1- Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
2- Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
3- Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
4- Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupos de atividades com os mesmos objetivos.
5-Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários.
6-Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
7-Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
8-Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.
9-Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
10-Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.
11-Eqüidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
12-Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem conseqüências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.
13-Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
14-Espírito de equipe – O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe.
A afirmação, que a teoria clássica de Fayol é uma “escola de chefes”, espelha de forma jocosa a crítica, sempre presente, que ele seria obcecado pelo comando. Ao examinarmos os 14 princípios básicos da teoria de Fayol, constatamos que, pelo menos oito (1,2,3,4,5, 8,9,10) deles, são diretamente ligados à “chefia”.
Apesar de defender a estabilidade dos funcionários e remuneração justa, sua teoria foi acusada de tendenciosa e desenvolvida com a finalidade exclusiva de manipular os trabalhadores. Cabe, ainda, relembrar que esta acusação não foi feita exclusivamente a Fayol, também Taylor sofreu as mesmas acusações sendo até mesmo investigado pelo congresso americano.
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