Aspectos importantes que determinam as características do Ambiente Organizacional:
1 - O Ambiente Organizacional: Globalização e Competitividade
Para os defensores da globalização, ela é um fenômeno altamente positivo, capaz de alavancar o desenvolvimento mundial. Para seus críticos, algo extremamente negativo, que gera um tipo de desenvolvimento que exclui os países mais pobres.
A globalização, como forma de organizar a produção e os mercados, é um processo histórico irreversível.
No contexto das organizações, um dos impactos mais importantes da globalização é a segregação a que estão sujeitas aquelas que não acompanham o processo. Assim, tais organizações correm o risco
de ser excluídas do mercado, por não conseguirem competir com as demais.
Este aspecto é especialmente sentido no caso de empresas exportadoras. Caso seus produtos não atendam a determinados padrões de qualidade; caso seus processos não usem tecnologia adequada para produzir a custos mais baixos e de forma ambiental e socialmente sustentável, sua própria sobrevivência estará sob sério risco.
A globalização também afeta as relações de trabalho. Ela exige alta eficiência na produção , ou seja, exige uma “reestruturação produtiva”. Entre outros aspectos, a globalização estimulou ou introduziu:
• automação;
• terceirização;
• trabalho autônomo;
• programas de qualidade total;
• flexibilização da produção (por exemplo, sistema Just-in-time, programa de sugestões, etc.).
Outro requisito fundamental para que a organização se torne competitiva é a flexibilidade, ou seja, a capacidade de adaptação a novas situações impostas que exercem impacto tanto no processo produtivo quanto na gestão da força de trabalho.
Com relação à flexibilização, destacam-se:
A - Flexibilidade nas práticas de emprego:
• Salários flexíveis, estabelecidos de acordo com o desempenho da economia, da empresa, da unidade de produção, do grupo ou do próprio trabalhador;
• Flexibilidade numérica, segundo a qual a empresa ajusta à necessidade o número de trabalhadores, contando, para isso, com mais facilidade de demissão, uso de força de trabalho temporária, de trabalho autônomo, etc.;
• Flexibilidade dos horários de trabalho, segundo a qual eles podem ser alongados ou encurtados, com horas extras, turnos reduzidos, dispensas temporárias, férias coletivas, escalas flexíveis, trabalho nas férias, etc.
B - Flexibilidade funcional, segundo a qual o trabalhador pode ser deslocado de uma tarefa para outra, não se limitando, pois, a uma tarefa específica. Isto exige que ele seja qualificado em várias funções.
C - Flexibilidade das relações entre empresas, que inclui os sistemas de subcontratação de redes, de empresas e de trabalho temporário.
D - Capacidade de ajuste dos equipamentos em função de mudanças qualitativas e quantitativas na produção;
E - Flexibilidade dos dispositivos legais referentes às políticas fiscais e sociais.
F - Flexibilidade de volume ou capacidade para variar o volume da produção sem afetar significativamente os custos ou margens operacionais;
G - Flexibilidade de gama ou família, podendo a empresa introduzir, modificar ou retirar produtos, peças e componentes de linha;
H - Flexibilidade de mix, ou seja, capacidade de suportar alterações no mix de produtos, em dada família;
I - Flexibilidade para suportar sazonalidades na linha de produção;
J - Flexibilidade para responder a imprevistos causados pelo mau funcionamento do sistema produtivo;
K - Flexibilidade para suportar erros de previsão.
2 - O Sistema de Comunicação e o Sistema de Informação no Contexto da Organização
O Sistema de Comunicação deve garantir a coordenação e o controle interno e externo das atividades organizacionais, deve também expressar as relações de hierarquia e poder que permeiam as relações interpessoais no interior das organizações.
O Sistema de informação é essencial para o planejamento adequado das atividades empresariais, constituindo um dos pilares de sustentação das organizações no mercado.
2.1 - Sistema de Comunicação
Comunicar é disponibilizar o que é conhecido, ou reduzir o desconhecido e proporcionar o conhecimento entre atores sociais. É, também, buscar a ordem, estabelecer padrões de poder, é formalizar instrumentos de convívio e aproximação.
2.2 - Sistema de Informação
Informação é um processo que visa ao conhecimento ou a tudo aquilo que reduz a incerteza. Constitui um instrumento de compreensão do mundo e da ação do homem sobre ele. Os canais de comunicação existentes na empresa e entre ela e o ambiente externo são diariamente irrigados por grande quantidade de informações dos mais diversos tipos.
Os avanços nos equipamentos e na tecnologia digital alteram completamente a estrutura dos locais de trabalho. Elas melhoram significativamente a capacidade de processamento de dados permitindo até mesmo que o trabalho seja realizado no próprio lar.
Observação: Este texto não é original, mas é um resumo do material da apostila do curso
Sem comentários:
Enviar um comentário