sexta-feira, 12 de março de 2010

Mensagem enviada ao Professor de Filosofia e Ética

Prezado Professor,



Antes de mais nada, por favor, desculpe-me pela tentativa de contra-argumentar. Talvez, já estimulado pela filosofia, eu tenha optado por assumir o risco de discordar de sua posição. Quero dizer que só tomo esta liberdade por perceber a maneira direta, dedicada e participativa com que o professor tem administrado a disciplina EAD351.



São fatos inquestionáveis que:

i) A plataforma ficou inoperante por 3 dias. Limitando ou impedindo o acesso dos alunos a materiais essenciais para a realização normal das tarefas.

ii) Os alunos receberam a seguinte informação enviada pela tutora e, portanto, com caráter oficial: “Todas as tarefas serão adiadas na medida exata do problema...”. Segue cópia da mensagem abaixo. Note, por favor, a data e horários da mensagem.



COMUNICADO IMPORTANTE: Conforme ...


Wednesday, March 3, 2010 6:18 PM


From:


"Júnia Pena Fagundes"


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To:




COMUNICADO IMPORTANTE:


Conforme orientação da Coordenação do curso de Administração, seguem as seguintes informações a respeito dos problemas apresentados na plataforma Moodle:


Todas as tarefas previstas para esses dias serão adiadas na medida exata do problema, sem que qualquer discente assuma prejuízos;


Todos os professores e funcionários do CEAD/UFOP estão empenhados na solução destes problemas.


Atenciosamente,


Júnia

Parece-me justo concluir que a Coordenação do curso de Administração admitiu a existência do problema na plataforma, ou pelo menos, que os alunos foram levados (através da mensagem acima) a acreditar que haveria adiamento na data da entrega das tarefas.

Por fim, tomo a liberdade de discutir a lógica de seu argumento:

“Em todos os pólos que trabalho muitos alunos (mais de 60%) entregaram as três atividades, portanto, não faz sentido dizer que a plataforma teve problemas. Se assim o fosse, todos os alunos não teriam entregado as atividades.”

Será que uma pessoa que sofreu queimaduras em 40% de seu corpo não está queimada?

Será que se 40% da população da cidade de São Paulo teve suas casas invadidas pelas águas dos rios, não houve enchente?

Será que se “apenas” 40% dos judeus foram mortos nos campos de concentração, não houve holocausto?

Acredito que os três questionamentos acima, mostram claramente a falácia da argumentação de que se a tarefa foi realizada por 60% dos alunos, não houve problema na plataforma.

Agradeço antecipadamente sua compreensão e reitero minha estima pela sua dedicação e seriedade no desenvolvimento de seu ministério.

Respeitosamente,

Arnaldo Dal Pino Jr. (09.2.8683) – pólo de São José dos Campos.

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