Se você, como eu, tem pouco conhecimento do Teatro Grego Clássico. Segue uma breve (e talvez pouco precisa) sinopse da peça de Sófocles: Antígona
Antígona - Sinopse
Finda a guerra entre Eteócles e Polinices pelo trono de Tebas. Os dois irmãos morrem em combate mútuo. Eteócles é enterrado com todas as honras de herói tebano, enquanto Creonte, tirano da polis e tio de ambos proibe que a Polinices seja dispensado quaisquer atenções. Antígona avisa a Ismene (as duas irmãs dos mortos) que o tirano ameaça punir com a morte aquele que desobecer sua ordem. Mesmo assim, Antígona decide enterrar Polinices, afrontando ao regente. Flagrada cobrindo o cadáver de cinzas, conforme o costume funebre tebano, Antígona é levada a Creonte e condenada à morte.
Tirésias, o profeta, antevê desgraças para Creonte se mantiver sua sentença contra Antígona, pois essa desagradaria aos deuses. Após alguma relutância, Creonte volta atrás. Todavia já era tarde demais para o tirano. Antígona se enforcara, deixando Haemon, seu futuro marido e filho de Creonte, em desespero. Responsabilizando o pai pelo suicídio de Antígona, Haemon suicida-se. Eurídice, mulher de Creonte e mãe de Haemon, ao saber dos acontecimentos, também se mata. A Creonte restaria somente lamentar sua triste sina.
Preservou o trono , mas perdeu a família!!
Sem comentários:
Enviar um comentário