Oi, Pessoal,
Acabo de abrir o site do curso e verificar alguns aspectos da disciplina EAD 355: Seminário Temático de Cultura
No seu texto de apresentação da disciplina, os professores (Janete e Rafael) nos propõem a seguinte questão:
" Que país é esse?"
Na unidade I é apresentada e discutida a formação do Brasil. Nas palavras dos próprios professores:
Iniciaremos nossa reflexão sobre o Brasil, os brasileiros, nossa História e nossa cultura partindo do Processo Colonizador. As primeiras narrativas Históricas construiram o mito de uma paisagem abençoada por Deus e ao mesmo tempo habitada por selvagens. A imagem do Brasil e dos brasileiros como uma natureza paradisíaca e uma humanidade ameçadora ainda são representações atuais?
Acho que dentro desta linha, nada seria mais apropriado, inclusive com a data de hoje (22 de abril), que relembremos a carta de Caminha ao Rei de Portugal. Achei interessante a discussão apresentada em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_a_El_Rei_D._Manuel
acessado em 22 de abril de 2010.
É de grande interesse, para nosso curso de Administração Pública, o pedido que Caminha faz no último parágrafo da Carta. Eis o trecho final com o referido pedido:
"E pois que, Senhor, é certo que tanto neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que de Vosso serviço for, Vossa Alteza há de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer singular mercê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro -- o que d'Ela receberei em muita mercê."
Caminha queria que D. Manuel libertasse da prisão o esposo de sua filha Isabel, preso por assalto e agressão. Acho que a carta de Caminha é a certidão de nascimento do "Jeitinho Brasileiro".
Arnaldo
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário