sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Tarefa: Escopo de “Implantação de técnicas de qualidade no Centro de Apoio ao Cidadão de São José dos Campos”





Escopo do Projeto
“Implantação de técnicas de qualidade no Centro de Apoio ao Cidadão de São José dos Campos”
I.       Definição do problema ou situação geradora e o setor onde será realizado a pesquisa.
O Centro de Apoio ao Cidadão "João Paulo II" (CAC) foi criado pela Câmara de São José dos Campos em 21 de setembro de 2005, para ampliar o relacionamento do Legislativo com a população. O CAC oferece os seguintes serviços à comunidade.






·                                 Elaboração de currículo

Elaboração de currículo e fornecimento de 5 cópias semanais.
Divulgação de vagas das agências de emprego parceiras do CAC, publicadas no Jornal O Vale, cadastradas no Poupatempo e no PAT.
Os currículos elaborados pelo CAC são encaminhados para o Programa Emprega São Paulo e para agências de emprego parceiras.
·                                 Sala de Pesquisa (Internet)
Acesso gratuito à Internet por um período de 30 minutos, no máximo três vezes por semana.
Cinco cópias semanais da pesquisa ou do trabalho realizado.
·                                 Expedição de Atestado de Antecedentes Criminais
O serviço está disponível para quem possui RG (registro geral) emitido no Estado de São Paulo, com data de expedição posterior a 1990. O documento fica pronto na hora e é válido por 30 dias.
·                                 Orientação Jurídica
Orienta e encaminha aos serviços gratuitos de assistência jurídica credenciados na OAB. Os casos podem ser encaminhados para o Juizado Especial de Pequenas Causas (JEPEC); Juizado Especial Criminal (JECRIM); Centro de Estágios da Univap e Unip; Delegacia do Trabalho; Procuradoria Geral do Estado e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA). Orienta sobre questões relacionadas a todas as áreas do Direito.
·                                 Procon
Soluções e esclarecimentos, com base no Código de Defesa do Consumidor, referente aos direitos do consumidor na compra de produtos e serviços. Para que a reclamação seja efetuada contra uma empresa é necessário que o consumidor compareça munido de todos os documentos pessoais e referentes ao produto ou serviço adquirido.
·                                 Expedição de Carteira de Trabalho
A carteira de trabalho será expedida mediante a apresentação do RG ou certidão de nascimento ou certidão de casamento. Apenas maiores de 14 anos terão direito à expedição do documento.
·                                 Cópia e plastificação de documentos
Serviço de cópia e plastificação de documentos.
·                                 Serviços de trânsito
Recurso de multas, 2ª via de multas, extrato de multas, consulta de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habitação).
·                                 Ciretran
Informações sobre transferência e renovação de CNH, valores de placas e documentos necessários para qualquer serviço relacionado ao CIRETRAN.
·                                 Serviço Social
Orientação e encaminhamento aos serviços públicos de Assistência Social.
·                                 Atendimento de Enfermagem
Prestação de atendimento emergencial de enfermagem e encaminhamento aos recursos existentes no município em caso de necessidade.
·                                 Central de Cartas
Redação de cartas para pessoas não alfabetizadas.
·                                 Alô Câmara
Através do telefone 0800-7702515, o CAC recebe sugestões, críticas, reclamações e pedidos de informação sobre os serviços prestados. As solicitações são registradas e encaminhadas aos vereadores e à administração da Câmara para as providências cabíveis.
·                                 Foto 3x4
Serviço disponível para quem está sendo contratado para um emprego ou para quem está tirando carteira de trabalho. Os interessados devem fazer o agendamento na recepção do CAC. O serviço é prestado todas as quartas-feiras, das 9h30 às 10h30. As fotos são retiradas às sextas-feiras.
·                                 Boletim de Ocorrência On Line.






Estes serviços são gratuitos graças a uma parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura. Seu horário de funcionamento é das 8h às 17h. O atendimento respeita a ordem de chegada através da distribuição de senhas. Os munícipes são atendidos por 5 servidores públicos e 12 estagiários.  O problema identificado foi excessiva demora no atendimento – principalmente para a confecção e impressão de currículos. Estes atendimentos, apesar de acontecerem todos os dias da semana, têm uma distribuição irregular. Há um pico na busca por currículos nas 2as-feiras e 3as-feiras e uma queda acentuada no demais dias da semana. A 1ª vez que o munícipe é atendido, após ser cadastrado, ele recebe 10 cópias impressas de seu currículo. Ele, a partir deste momento, passa a ter direito a 10 cópias semanais.
II.     Justificativa do projeto.

A demora no atendimento é incompatível com os objetivos de criação do CAC e com o princípio da eficiência do serviço público.
III.   Objetivos: geral e específicos.
Redução no tempo de espera pelo atendimento.
Aumento no número de atendidos compatibilizando com os objetivos do departamento.
Aplicação da técnica dos 6 sensos (6S) de gestão de qualidade no CAC.
IV.   Resultados esperados.
Redução em pelo menos 25% no tempo de espera do atendimento e um aumento correspondente no número de atendimentos.
V.     Abrangência

Clientes internos: todos os funcionários da instituição.
Clientes externos: Toda a população de São José dos Campos.







Observação: Esta material é a cópia da tarefa que entreguei. O tutor tirou 10% da nota porque eu não inclui uma bibliografia. Assim, se vc for se inspirar neste trabalho para realizar o seu, não deixe de incluir as fontes bibliográficas.

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