quarta-feira, 31 de março de 2010

módulo 5: Questão sobre vantagem comparativa

1)       Nesta questão o aluno deve dissertar sobre a teoria das vantagens comparativas e aplicar esse conceito para identificar qual a vantagem comparativa da localidade em que está instalado o seu Pólo de estudos.

Solução: Parte A - Teoria

A idéia de vantagem comparativa foi proposta pela primeira vez por Robert Torrens em 1815. Naquela ocasião, ele concluiu que seria vantajoso para a Inglaterra comercializar com Portugal em troca de grãos, mesmo sendo mais barato produzir os mesmos grãos na própria Inglaterra. Note a oposição com a teoria da vantagem absoluta de Adam Smith.

Contudo, é usual atribuir a criação da teoria da vantagem comparativa a David Ricardo. Em seu livro “On the Principles of Political Economy and Taxation” de 1817, Ricardo analisa a seguinte situação, também envolvendo Portugal e a Inglaterra. Em Portugal, é possível produzir vinho e tecidos com menos trabalho do que seria necessário para produzir iguais quantidades destes produtos na Inglaterra. Os custos relativos de produção destes bens são diferentes nos dois países. Na Inglaterra é muito difícil produzir vinho, e só moderadamente difícil produzir tecido. Em Portugal, contudo, é fácil produzir qualquer um deles. Portanto, enquanto é mais barato produzir tecido em Portugal do que na Inglaterra, é ainda mais barato produzir excedente de vinho para trocá-lo por tecido inglês. Por sua vez, a Inglaterra se beneficia deste comércio porque seu custo de produção de tecido não se altera, mas os ingleses podem obter o vinho a preços mais baratos. Ricardo conclui que os dois países podem ser beneficiados por se especializarem na produção daquele bem que lhes confere uma vantagem comparativa e comercializar (trocar) este bem pelo outro.

Exemplo:
a)      Imaginemos que dois homens (pai e filho) vivam em um local muito isolado. Para sua sobrevivência, eles devem executar uma grande quantidade de tarefas, tais como: pescar, caçar, transportar água, cortar lenha, cozinhar, construir e manter seus abrigos (moradia). O homem mais jovem é mais forte e capaz. Ele tem uma vantagem absoluta em todas as atividades descritas. Por um lado, para cozinhar e para pescar, a diferença no desempenho dos dois homens é pequena. Por outro, em atividades mais exigentes do ponto de vista do vigor físico, como cortar lenha e construir abrigos, a diferença entre eles é bem maior.  A teoria das vantagens comparativas nos ensina que, apesar do jovem ter uma vantagem absoluta em todas as atividades, é conveniente para ambos que o pai desempenhe aquelas atividades em que seu desempenho é apenas um pouco inferior ao do filho. Assim, através da especialização das tarefas ambos são beneficiados.

Solução: Parte B - Aplicação

A questão pede que o conceito de vantagem comparativa seja aplicado ao município de São José dos Campos (sede do pólo). É claro que, se falamos de vantagem comparativa, é necessário que tenhamos com quem comparar. Neste exemplo, escolhi realizar a análise comparando com o município de Mogi das Cruzes.

Vejamos, inicialmente o perfil econômico de nosso município. São José dos Campos é um dos mais importantes centros de tecnologia do Brasil. Seu parque industrial inclui, entre outras, industrias de material bélico, metalúrgico, petroquímico e o maior complexo aeroespacial da América Latina.

Por sua vez, Mogi das Cruzes faz parte do conhecido "Cinturão Verde", que abastece toda a Região Metropolitana de São Paulo e o Vale do Paraíba, com sua produção de hortifrutigranjeiros.

É claro que São José dos Campos poderia produzir os alimentos in-natura necessários para sustentar sua população. Por outro lado, também Mogi das Cruzes poderia se dedicar à produção de tecnologia. Entretanto, ambos os municípios se beneficiam da especialização se cada um desfrutar de sua vantagem competitiva e São José dedicar-se primordialmente ao desenvolvimento tecnológico, Mogi à produção de alimentos e ambos negociarem seus excedentes de produção.

Arnaldo Dal Pino Júnior – 09.2.8683 – Pólo de São José dos Campos

3 comentários:

  1. Olá...estes exemplos veio a calhar, estava na dúvida quanto a esta questão 2.
    Obrigada pela postagem

    ResponderEliminar
  2. Oi Geni,
    Obrigado por comentar. Bons estudos,
    Arnaldo

    ResponderEliminar
  3. Legal, fui procurar na web uma "vantagem comparativa" de São José dos Campos...achei o blog.
    Valeu
    07.2.8426

    ResponderEliminar