sexta-feira, 5 de março de 2010

tarefa de TGA2

Nessa atividade, devo elaborar um texto relacionando os seguintes materiais disponíveis:


1. slides sobre TGA;

2. textos introdutórios;

3. vídeo "atirei o pau no gato".

Nos slides disponibilizados na plataforma, o professor mostra que o mundo em que vivemos é uma sociedade de organizações. Discute o que é uma organização, o que é teoria e seu papel na administração pública e de empresas. Esta mesma idéia é resgatada no texto introdutório sobre Teoria Geral da Administração. Tanto o texto introdutório quanto os slides mostram-nos que administrar exige capacidade de:

• Planejar.

• Organizar.

• Direção

• Controlar as atividades organizacionais.

Novamente, mostrando a coerência entre o texto introdutório e os slides, ambos apresentam que o estudo das organizações analisa interações entre cinco principais variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. O professor afirma que, em boa parte, as diferenças entre as escolas de administração correspondem a diferentes ênfases em cada item da lista acima. A seguir, em sua fala que acompanha os slides, o professor discute a importância relativa entre a capacidade técnica e a capacidade de gerir pessoas. Ele mostra graficamente que à medida que subimos na escala administrativa de uma organização maior a relevância da interação humana e menor a necessidade de conhecimentos técnicos específicos. Por outro lado, os textos introdutórios voltam sua atenção para as teorias da administração. Um texto comenta sobre a administração científica de Taylor e sua preocupação centrada nas tarefas. Apresenta a teoria clássica de Fayol e seus 14 pontos fundamentais e ainda cita a teoria burocrática de Weber. O mesmo texto apresenta as críticas que são dirigidas à Teoria Clássica, tais como, a abordagem simplificada, ausência de trabalhos experimentais e a visualização da organização com sistema fechado.

O segundo texto introdutório discute “A APLICABILIDADE DOS PRINCÍPIOS DE HENRY FAYOL NA ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA”. Cada um dos 14 princípios fundamentais de Fayol são apresentados e comparados a referências recentes. Parece-me correto concluir que a compreensão moderna da administração reconhece o valor dos princípios de Fayol, ainda que os interprete ou enfatize de modo diferente.

Conforme vimos no semestre passado, Max Weber foi o principal teórico da burocracia. Esta visão pode ser entendida como precursora da abordagem estruturalista. Ele acreditava na racionalidade e na eficiência. As sociedades burocráticas (as grandes empresas, exércitos, igrejas) são caracterizadas por utilizar normas impessoais racionalmente definidas. A autoridade seria justificada pela meritocracia, para evitar o nepotismo. As atividades, organizadas em rotinas e realizadas metodicamente, tornam-se previsíveis. Ele acreditava que a rapidez nas decisões seria obtida pela uniformidade de rotinas e regulamentos. Achava também que estas rotinas colaborariam para a redução de erros e custos. Outros autores apresentaram limitações da perspectiva de Weber - burocracia como excelência de organização. A burocracia, na prática, pode apresentar disfunções, tais como, internalização das regras, apego exagerado aos regulamentos, excesso de documentos, dificuldade no atendimento ao público. De fato, é usual que as pessoas enfrentem essas disfunções em todos as atividades de suas vidas e, que apresentem sua crítica social na forma de comédia. Um exemplo disto é o vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=4Gdw5oem_NU (atirei o pau no gato).

Este vídeo mostra que todas estas disfunções são comuns nas repartições públicas portuguesas. Isto não nos surpreende, pois um ponto de vista semelhante foi abordado na série “Os Aspones” que discutimos no semestre passado. Também sobre a mesma temática, podemos assistir o video de Asterix:

 http://www.youtube.com/watch?v=JAaVZUbRM3g

Concluímos que este material coloca em perspectiva o curso de TFA2 e nos possiblita seguir no desenvolvimento de nossas habilidades de administradores apoiados em uma compreensão teórica sólida.



Arnaldo Dal Pino Jr.

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