quarta-feira, 10 de março de 2010

Solução para o módulo 2 de Introdução à Economia

Questões:


1) Quais as principais contribuições para o pensamento econômico da:

a) Escola Clássica;

b) Escola Marxista;

c) Escola Neoclássica;

d) Escola Keynesiana.


Solução item a:
A primeira corrente moderna de pensamento econômico é chamada escola clássica. Seus mais famosos representantes foram: Adam Smith, Jean-Baptiste Sav, David Ricardo, Thomas Malthus e John S. Mill. Esta escola tem seu nascimento com a publicação “The Wealth of Nations” em 1776 por A. Smith e é considerada ativa até os meados do século XIX. Em períodos anteriores, a atividade econômica era considerada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética. Os conceitos de troca (Aristóteles), preço justo (São Tomás de Aquino) e a condenação da usura, decorriam da moral católica.

A escola clássica crê que, sozinha, a livre concorrência seria capaz de regular a economia. Os clássicos propõem que embora os agentes econômicos individuais busquem apenas o seu próprio interesse, o mercado em que vigore a livre concorrência garante (por um mecanismo misterioso que Smith denominou de "a mão invisível") a alocação mais eficiente dos recursos e da produção. Assim, os “clássicos” entendem que ao governo (além do básico, que é garantir a lei e a ordem) cabe apenas o papel de garantir a livre concorrência, de modo que a oferta de cada bem acabe sempre por igualar a procura. Segundo esta teoria, os elementos que determinam esse equilíbrio entre oferta e procura são os preços (o preço do trabalho, nesse caso, seria o salário). De modo resumido suas principais contribuições podem ser:

• Liberdade individual ampla.

• Direito inalienável à propriedade.

• Livre iniciativa e concorrência.

• Afastamento do estado da economia.



Solução item b:
Adam Smith e Karl Marx ocupam posições opostas no espectro de idéias político-econômicas. Enquanto Smith advogava a liberdade para o mercado, Marx foi o introdutor do socialismo. Para Karl Marx, a sociedade capitalista funciona de modo que o rico proprietário é beneficiado enquanto o pobre trabalhador é prejudicado. Em outras palavras, ele acreditava que o capitalismo tinha a característica intrínseca de favorecer os ricos e explorar os pobres. A grande obra de Marx é O Capital, cujo primeiro volume foi publicado em 1867. Lá ele trata de fazer uma extensa análise da sociedade capitalista. É predominantemente um livro de Economia Política, mas não só. Nesta obra, Marx investiga além da economia, a sociedade, a cultura, a política e a filosofia. Marx resumiu seu conceito no primeiro parágrafo do “Manifesto Comunista” de 1948: “A história de todas as sociedades existentes é a história da luta de classes”. Marx argumentou que o capitalismo produziria tensões internas que levariam a sua inevitável destruição. Ele também acreditava que socialismo substituiria o capitalismo da mesma forma que este substituiu o feudalismo. Ela acreditava também que a aplicação do socialismo daria origem a uma sociedade sem classes, sem fronteiras nacionais que chamou de “puro comunismo”.



Solução item c:
A escola neoclássica do pensamento econômico caracterizou-se pelas contribuições que deu para o conhecimento da utilidade de um bem e de sua escassez. Caracterizou-se igualmente pela abordagem microeconômica e pelo forte ferramental matemático com que fundamentou suas teorias sobre o equilíbrio da economia. A esta escola devemos conceitos importantes como: elasticidade-preço; dos rendimentos decrescentes. Os principais vultos desta escola foram Alfred Marshall (1842-1924), Léon Walras (1834-1910), Carl Menger (1840-1921) e Willian Stanley Jevons (1835-1882).





Solução item d:
O Keynesianismo é uma teoria econômica baseada nas idéias de John Maynard Keynes que foram apresentadas em “The General Theory of Employment, Interest and Money” em 1936. Pode-se entender que suas idéias são influenciadas pelo momento histórico que viveu: a grande depressão dos anos 1930! Sua visão era que os comportamentos gerais (macroeconômicos) se superpunham aos comportamentos individuais (microeconômicos). A conclusão principal de Keynes era a inexistência de um mecanismo automático que controlasse definitivamente o desemprego. Suas idéias conflitavam frontalmente com o pensamento clássico puro. Ele argumentava que as políticas governamentais deveriam ser usadas para promover a demanda por bens e serviços. Assim, segundo Keynes, o papel do governo interferindo na economia era importante para combater o desemprego como ocorreu nos anos de 1930 nos USA. Pode-se notar que suas idéias dão suporte ao plano de recuperação de economia, aplicado pelo presidente americano Franklin Delano Roosevelt (FDR) no período de 1933 a 1937. Este plano ficou conhecido como “New Deal”.

Um fato curioso é que FDR era muito amigo do, então, presidente brasileiro Getúlio Vargas. Em 27 de novembro de 1936, FDR disse: “Duas pessoas inventaram o new deal: o presidente do Brasil e o presidente dos Estados Unidos”. É impossível não perceber a semelhança da grande recessão com a crise mundial recente. Ainda mais se considerarmos as atitudes do atual presidente americano Barack Obama que, além de considerar o presidente do Brasil como o cara, assinou um pacote de estímulo a recuperação da economia americana. Este pacote incluiu o chamado “American Recovery and Reinvestment Act of 2009” no valor de US$787 bilhões, o “Public-Private Investment Program” no valor de US$2 trilhões para reerguer o mercado imobiliário e também realizou uma intervenção no mercado automobilístico salvando da falência empresas como a General Motors e a Chrysler.


2) Para Adam Smith qual a fonte de riqueza de um país? Explique.
Solução:
Para completarmos esta resposta é necessário que observemos a evolução histórica do conceito de riqueza. Durante o período feudal, a propriedade de terras era a única forma de riqueza compreendida. Com a chegada do mercantilismo, houve uma redução do poder da igreja católica romana e uma forte centralização do poder: o absolutismo. Nesta época, acreditava-se que o papel do governo era acumular riquezas na forma de ouro e prata. A seguir temos a chamada escola fisiocrata. Os fisiocratas acreditavam que não bastava a acumulação de metais preciosos, mas era necessário ampliar a produção agrícola. Para eles, a agricultura era a única forma de trabalho produtivo.

Para Adam Smith, a riqueza somente pode ser conseguida através da posse do valor de troca. Para ele, valor de troca é a capacidade de obter riquezas. Em outras palavras, valor de troca é a faculdade que a posse de um determinado objeto oferece para adquirir outras mercadorias.

De acordo com A. Smith, a verdadeira fonte de riqueza de uma nação somente pode ser alcançada pelo trabalho. Esta mesma riqueza pode ser aumentada com:

• Aumento de produtividade.

• Especialização.

• Acumulação de produtos sob a forma de capital.

3 comentários:

  1. Seu Blog me ajudou muito, obrigada pela contribuição
    Aparecida Pólo Araguari Mg

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  2. Seu Blog me ajudou muito, obrigada pela contribuição
    Joao Gaim (Sao Jose do Rio Preto -SP

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  3. me ajudou bastante obrigada

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