A qualidade é fruto da
avaliação do cliente ao longo do processo de prestação do serviço que pode resultar
na satisfação ou não do cliente
Qualidade
pode ser definida por cinco dimensões: confiabilidade,
responsabilidade, segurança, empatia e aspectos tangíveis
Confiabilidade: é a capacidade de prestar o serviço prometido com confiança e exatidão.
O desempenho de um serviço confiável é uma expectativa do cliente e significa
um serviço cumprido no prazo, sem modificações e sem erros.
Responsabilidade: é a disposição para auxiliar o cliente e responder prontamente. Deixar
o cliente esperando, principalmente por razões não aparentes, cria
desnecessariamente uma percepção negativa da qualidade.
Segurança:
está relacionada ao conhecimento e a cortesia dos funcionários, bem como sua
capacidade de transmitir confiança e confidencialidade.
Empatia:
é demonstrar interesse, atenção personalizada aos clientes.
Aspectos tangíveis: é a aparência das instalações físicas,
equipamentos, pessoal e materiais para a comunicação.
Satisfação =
Resultado de uma avaliação baseada na comparação das percepções com as
expectativas anteriores. Deste modo, a importância para aprovação da qualidade
do cliente passa pelo conhecimento das expectativas que este tem em relação ao
serviço que contrata.
Motivos que levam à redução da qualidade:
a) Insuficiência de recursos
b) Mau desenho do serviço
c) Inabilidade ao trabalhar as expectativas
d) Expectativas inapropriadas do cliente ou excessivas
e) Marketing inadequado
f) Promessas não atendidas
g) Entrega incorreta
Percepções da qualidade do serviço
Expectativas excedidas – qualidade surpreendente
Expectativas atendidas – qualidade satisfatória
Expectativas não foram atendidas – qualidade inaceitável
Fatores que influenciam as expectativas:
- Preço
- Disponibilidade de alternativas
- Marketing
- Comunicação boca-a-boca
- Experiência prévia
- Hábito/atitude do cliente
Fatores de qualidade de Serviço:
- Acesso e estética
- Atenção/assistência
- Disponibilidade
- Cuidado e conforto
- Limpeza/atratividade
- Comprometimento
- Competência
- Comunicação
- Cortesia e flexibilidade
- Cordialidade e funcionalidade
Como agregar valor e dar maior qualidade para os serviços?
Exemplo: ferramenta 5W2H:
Respostas possíveis:
Quem? Eu,
cliente residencial
O que? Quero
meu telefone falando
Por que? Porque
é para isto que eu pago! Eu quero o telefone funcionando
Quando? "O
mais rápido possível, é para ontem!" ou ainda "Não fica ninguém em
casa, vocês poderiam marcar uma hora para que pudesse por alguém lá em casa.“
Onde? Onde
tiver defeito, eu não sei onde está o defeito.
Como? Eu
gostaria que viesse uma pessoa apresentável - penteado, barbeado, uniforme
limpo -, em um carro limpo e conservado, com as ferramentas arrumadas em mala
apropriada, que fosse educado e sanasse as dúvidas que forem apresentadas, que
deixe o local tão limpo quanto o encontra.
Quanto? Quero
preço baixo, mas com qualidade. Vejamos, uns R$ 20,00 por conserto, ou ainda uma mensalidade baixa, de uns R$ 3,00, e vocês
consertam sempre por essa mensalidade!
Quando? -
expõe dois segmentos de mercado – “apressados” e “com restrições de horários”.
Falhas na Qualidade em Serviços
Modelo dos 5 hiatos (falhas) da qualidade:
Refere-se a uma comparação entre expectativas anteriores do cliente em
relação ao serviço e sua percepção quanto ao serviço recebido.
Hiato 1: Discrepância entre expectativas dos clientes e percepções
da administração da empresa quanto a essas expectativas de seus clientes. Este
hiato mostra a incapacidade da empresa em avaliar as reais expectativas dos
seus clientes._
Resolução: melhoria nas pesquisas de mercado e na comunicação
com o cliente.
Hiato 2: Discrepância entre percepções da
administração da empresa quanto às expectativas dos clientes e a tradução
dessas percepções em especificações de qualidade de serviço. Este hiato significa
a dificuldade em traduzir as expectativas dos clientes em padrões e metas de
qualidade para os serviços.
Resolução: estabelecimento de metas e
padronização na prestação de serviços pode diminuir o descomprometimento da
empresa.
Hiato 3:
Discrepância entre as especificações da qualidade do serviço e a prestação do
serviço. A existência deste hiato significa um desempenho na prestação do serviço
incoerente com as especificações de qualidade.
Resolução:
melhorias do trabalho das equipes, do desenho das tarefas e da seleção e treinamento
de funcionários.
Hiato 4: Discrepância entre a prestação do serviço e as comunicações
externas aos clientes a respeito do serviço oferecido. Este hiato mostra a
incapacidade da empresa em gerenciar sua comunicação de forma a não formar expectativas
irreais nos clientes.
Resolução: fornecer promessas que possam ser cumpridas e adequar
as informações entre os envolvidos.
Hiato 5: Discrepância entre o serviço esperado
pelos clientes e o serviço percebido por eles como prestado pela empresa. Corresponde
ao próprio conceito de qualidade percebida do serviço.
Resolução: minimizar os quatro hiatos (falhas) associados
à prestação do serviço.
Medir a
qualidade dos serviços é um desafio, pois a satisfação dos clientes é
determinada por muitos fatores intangíveis.
Conteúdo: os procedimentos-padrão estão sendo seguidos?
Para um serviço de rotina geralmente são desenvolvidos
procedimentos-padrão de operação e espera-se que seja cumprido o que foi
estabelecido
Processo: é
adequada a sequência de eventos no processo de serviços?
Manutenção
de uma sequência lógica de atividades e por uma utilização bem ordenada dos
recursos dos serviços. Exemplos: bombeiros, SAMU, e outros atendimentos que têm
procedimentos padrões e esperados.
Exemplos: atendimento médico, equipamentos
Resultado:
Ocorreu alguma mudança depois que o serviço foi realizado? O cliente ficou
satisfeito?
Esta
mensuração pode ser feita por meio de formulários sobre a qualidade ou ainda
medida por meio de um índice de reclamações.
O impacto global dos serviços de saúde é frequentemente
medido pela expectativa de vida ou pela taxa de mortalidade infantil.
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