quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Logística - EDI - ELECTRONIC DATA INTERCHANGE



ELECTRONIC DATA INTERCHANGE (EDI)

ELECTRONIC DATA INTERCHANGE (EDI) é um sistema de troca direta (computador-computador) de documentos padronizados de transações entre organizações. A primeira geração de EDI´s enviava os documentos para uma caixa de correio eletrônica similar aos conhecidos “e-mails”. Nesta situação, os documentos aguardavam até que um funcionário tomasse conhecimento e os encaminhasse até o próximo elemento na cadeia. A segunda geração de EDI´s procurou reduzir os atrasos característicos de um sistema passivo (1ª geração) pela introdução de endereçamento imediato de mensagens. Os sistemas de EDI mais avançados (3ª geração) são interativos.

É consenso que este sistema permite, em geral, uma acentuada melhoria na performance administrativa e, em particular no serviço público. EDI pode produzir sensíveis economias de dinheiro e tempo, pois como as transações são transmitidas via rede entre os agentes do processo, existe a possibilidade de eliminação (ou pelo menos redução) da papelada gerada pela burocracia usual. 



Governos, que desejem melhorar seu desempenho administrativo e a qualidade de serviços públicos prestados, podem alcançar estes objetivos através da implementação de EDI. Por exemplo, um elemento chave nos trabalhos desenvolvidos pelos armazéns alfandegários é a troca de informações entre a Receita Federal, importadores e exportadores.

Se esta comunicação é realizada através de inúmeras guias e carimbos, o tempo que decorre desde a entrada do produto no país até sua liberação torna-se muito longo. Esta demora causa uma série de efeitos indesejáveis. Por exemplo,
i)                    Os produtos passam longos períodos nos pátios.
ii)                  Os produtos importados/exportados correm risco de perda, extravio, furto ou dano.
iii)                Erros nos preenchimentos das guias.
iv)                Funcionários podem aproveitar-se da demora para “vender vantagens”.

Por outro lado, se há comunicação direta entre os envolvidos, as liberações são muito mais rápidas.  EDI reduz os custos rotineiros de processamento de transações. Ocorre um natural desafogamento do espaço disponível nos armazéns e, também, evitam-se perdas de produtos e receitas devido aos atrasos na liberação de produtos de importação e exportação. Finalmente, ainda que de forma indireta, combate-se a corrupção. 

Sem comentários:

Enviar um comentário