sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Que é uma Organização?

O Que é uma Organização?

Uma organização é o conjunto de duas ou mais pessoas reunidas para, individual ou coletivamente, utilizando os recursos e meios disponíveis e atuando de forma coordenada e controlada, empreender esforços com o intuito de atingir objetivos previamente determinados. Suas funções básicas são planejar (prever), organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades direcionadas para os objetivos.


Uma organização é um sistema aberto que pode ser composto por subsistemas. Estes podem estar arranjados em setores, seções, departamentos, entre outras. As subdivisões ou subsistemas muitas vezes desenvolvem culturas próprias, que, entretanto, permanecem vinculados a uma cultura organizacional mais ampla, sendo por ela orientados. Em outras palavras, a cultura organizacional se sobrepõe às culturas dos subgrupos que se formam no interior da organização.
Sistema Aberto


Cada organização se encontra inserida em um sistema/contexto mais amplo. Ela deve estar preparada para enfrentar constantes mudanças sociais, políticas, econômicas, tecnológicas, ambientais, etc. Assim, para sobreviver, ela precisa adaptar-se constantemente às alterações nos processos externos (relação com os mercados fornecedor e consumidor, com os diferentes níveis de governo, com os investidores, com as demais organizações, com a sociedade em geral, etc.) e nos internos (relação com os funcionários, com fornecedores e parceiros, com a produção, com prestadores de serviços, etc.).



Muitas vezes, não é fácil, quer por apegos a antigas tradições, quer por incapacidade financeira, tecnológica ou administrativa, implementar as transformações necessárias. Assim, agilidade, ousadia e flexibilidade constituem, atualmente, elementos essenciais para o bom desempenho das organizações.

Sem comentários:

Enviar um comentário