quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Enchentes no Rio de Janeiro.


As águas sobem tanto quanto salário de político!

As mortes, as perdas patrimoniais, o sofrimento e o medo que as chuvas de verão já causaram este ano entristeceram todos os brasileiros. A dedicação de bombeiros, da defesa civil e da população é louvável.

Com certeza, nós, que nos preocupamos com a administração pública, sentimos ainda mais. Além de vermos nossos patrícios lutando desesperadamente por condições minimamente aceitáveis de sobrevivência, cabe-nos avaliar o que pode ser feito para evitar sua repetição.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTASm2DtL1ysxs_euH_vA5rkwkJzPpKMZzncUmF3pc8RzKz5jPyylV3p0hl-m5i4thTcAyyvz4WNFWb0ou2b5SLR7fNgw5z0q9SHTIXbBV_VY12nxBxvUbtgk1X3AUcDmCMfLk0jkWGfs/s400/enchente+2.jpg

Alguns podem argumentar que pouco podemos fazer para enfrentar a fúria do clima.

Eu discordo. Podemos criar e aplicar estratégias que minimizem seus estragos. Pensando nisso, lembrei-me que no verão passado também houve uma tragédia causada pelas chuvas. De fato, as enchentes no Rio de Janeiro em abril de 2010  causaram mais mortes do que qualquer outro incidente semelhante, no mesmo ano, em qualquer parte do mundo. Na ocasião, as autoridades brasileiras confirmaram que pelo menos 95 pessoas morreram.

Resolvi, a seguir, voltar um pouco mais no calendário. Retornei quase 40 anos no tempo. Voltei a  10 de março de 1971, graças a versão digital da revista Veja.

http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

Vejam o que encontrei.




Separei o seguinte trecho para lermos com mais detalhe.





O que vocês acham? A propósito, vejam a capa de mesma revista Veja em 19 de janeiro de 2011!

Sem comentários:

Enviar um comentário