terça-feira, 8 de novembro de 2011

Planejamento - Tarefa e solução - Triângulo de Governo

Olá Pessoal, 
Conforme prometi ontem, segue agora no final deste post a solução da tarefa.
Abraços

Antes reproduzo o post de ontem.

_____________________________________________________________________________
Olá Pessoal,

Segue abaixo o enunciado proposto pelo professor para o problema da pesca de trutas do Vitório. É interessante que o professor incluiu no enunciado os conceitos relevantes. Assim, ao mesmo tempo que refletimos sobre a questão, aprofundamos os conhecimentos sobre a matéria.

Vou postar minha solução amanhã. Aproveite para opinar e dar sugestões.



Nesta atividade o aluno terá que entender um pouco mais os Conceitos de Triangulo de Governo da Primeira Unidade do Fascículo.

Abaixo a algumas explicações sobre os pontos e seus limites de efetividade:

PROJETO DE GOVERNO - Conteúdo da proposta de governo. Começa pela seleção de problemas e como serão enfrentados, e de oportunidades a serem aproveitadas.
Limites de efetividade: a) nenhum governo pode ser melhor que sua seleção de problemas e oportunidades; b) nenhum governo pode ser melhor que a qualidade do processamento dos problemas e de oportunidades.

GOVERNABILIDADE - Relação entre o peso das variáveis que o ator controla e as que não controla.
Limites de efetividade: nenhum governo pode fazer mais do que permite a governabilidade que limita seu projeto.

CAPACIDADE DE GOVERNO - Capital intelectual, experiência, capacidades pessoal e institucional de governo.
Limites de efetividade: nenhum governo pode ser melhor que a capacidade pessoal e institucional de governo, o que lhe permite elaborar um projeto de governo inteligente, administrar a governabilidade e criar ferramentas de governo.



Com base nesses conceitos e demais conceitos vistos na Capitulo 1, responda:


1. Vitório tem um problema de pesca: Vitório quer pescar trutas e levar para casa doze peixes para seus convidados. Ele quer impressionar Norma e suas amigas, mas tem pouca experiência e pouca paciência. Seu equipamento de pesca é emprestado de Pedro, que é especialista em pescar peixes de grande tamanho. Vitório nunca pescou trutas, mas tem lido muitos livros sobre o tema e descobriu que elas tendem a se concentrar, no início da madrugada, nas vizinhanças da cascata onde a lagoa deságua no rio. Quando Vitório chega à lagoa, percebe que ali está sendo realizado o Campeonato Nacional de Pesca de Truta entre os doze melhores pescadores do país. Agora responda às questões a seguir:
1-Qual é o triângulo de governo para Vitório?
Projeto de Governo
Capacidade de Governo
Governabilidade




2-O objetivo de Vitório está claro ou existem ambigüidades?
3-Caso existam, quais?
4-É razoável que Vitório alcance seu objetivo?
5-O que ele pode fazer caso não pesque nenhuma truta?
6-Discuta a idéia de oportunidade. Como você relaciona a oportunidade com o caso de Vitório?



Solução:
a)      O triângulo de governo é um sistema formado pela combinação de três variáveis: projeto de governo, capacidade de governo e governabilidade. Antes de defini-las cabe esclarecer que tais variáveis não são totalmente independentes.

  1. Projeto de governo inclui, além da identificação do(s) problema(s), a proposta de meios para alcançar a situação esperada (solução);
  2. Capacidade de governo é a perícia para conduzir, manobrar e superar as dificuldades para atingir a situação desejada. Em outras palavras, ela está diretamente relacionada com a experiência e capacidades pessoal e/ou institucional do governo;  
  3. Governabilidade do sistema sintetiza o grau de dificuldade da proposta e do caminho que deve ser percorrido. Ela corresponde ao peso das variáveis que o gestor pode (ou não) controlar.

A partir das definições apresentadas acima, podemos identificar as três arestas que constituem o triângulo de governo de Vitório.
O projeto de governo - a primeira variável - de Vitório é composto pelos seguintes problemas:
i)                    Vitório quer pescar trutas e levar para casa doze peixes para seus convidados.
ii)                  Ele quer impressionar Norma e suas amigas,
Além disso, um projeto de governo exige a explicitação dos meios para atingir a situação desejada. Aqui, Vitório escolheu:
i)                    Tomar emprestado material de pesca de Pedro, pois este é especialista em pesca.
ii)                  Ler livros sobre o assunto.
A capacidade de governo - a segunda variável – corresponde à capacidade, experiência e perícia do gestor – Vitório – para alcançar suas metas. Aqui, notamos que:
i)                    Vitório tem pouca experiência em pesca em geral.
ii)                  Vitório nunca pescou trutas.
iii)                Ele também tem pouca paciência, característica considerada importante para se pescar com sucesso.
Finalmente, a governabilidade - a terceira variável – lista os fatores que Vitório controla ou não, mas que são relevantes para a execução da tarefa. Neste caso,
i)                    Ele não dispõe de equipamento adequado, pois Pedro é pescador de peixes grandes.
ii)                  Ele tem informação sobre o melhor local para a pesca da truta.
iii)                Ele enfrenta a concorrência dos 12 melhores pescadores de trutas do país.

b)      Em minha opinião, o objetivo principal de Vitório é pescar 12 trutas e alimentar seus convidados com elas. Assim, considero que seu objetivo é claro e não tem ambigüidades.
c)      Considerando os fatores que Vitório não é capaz de controlar, a concorrência dos melhores pescadores do país e sua falta de experiência, é muito provável que ele não seja capaz de pescar doze trutas para levar para casa.
d)     Caso não pesque nenhuma truta, Vitório pode rever seu plano. Ele pode se redirecionar e procurar outras maneiras de conseguir levar doze trutas para casa. Caso consiga achar uma alternativa viável, ele ainda poderá alimentar seus convidados com saborosas trutas.
e)      Conforme vimos na apostila:
O jogo situacional se diferencia em muitos aspectos de qualquer outro jogo. Ele é composto de uma infinidade de jogos parciais, inter-relacionados, de maior ou menor importância para os jogadores. As regras desses jogos sociais são parciais ou então somente conhecidas parcialmente pelos jogadores. As apostas são feitas objetivando benefícios futuros duvidosos, visto que a incerteza inerente ao jogo do qual se está participando soma-se à influência dos demais jogos inter-relacionados.”
Neste caso, o problema (jogo) de Vitório é afetado por outro: a competição de pesca de trutas. Como gestor, Vitório deve reagir à situação inesperada que encontra.
  • Ele pode enxergar esta situação como uma grave crise.  Pode concluir que jamais será capaz de pegar os peixes tendo que enfrentar a concorrência de pescadores tão experientes.
  • Por outro lado, ele pode tentar tirar proveito da situação. Estes grandes pescadores certamente conseguirão pescar muitos peixes, e, depois de finda a competição, poderão disponibilizar os 12 peixes para que Vitório ofereça a seus convidados. Vitório ainda pode aproveitar o tempo da competição para aprender a pescar trutas e estar pronto para as próximas pescarias.
É interessante notar como “crise” e “oportunidade” podem ser apenas duas visões distintas de uma mesma situação.

Bibliografia:
Apostila da disciplina: “Planejamento e Programação na Administração Pública” - Maria Ceci Araujo Misoczky e Paulo Guedes



3 comentários:

  1. Vc vai postar sua resposta depois q acabar o prazo de entrega da tarefa? Aí não dá, né?

    ResponderEliminar
  2. Conforme acordo entre o autor deste blog e os tutores do curso de Admnistração Pública da UFOP, as soluções das tarefas só serão postadas depois do respectivo prazo de entrega.

    ResponderEliminar
  3. Atividade meio complicada essa, coitado do Vitório...

    ResponderEliminar