domingo, 6 de dezembro de 2009

Modernização discutida por Robert Kurz

Robert Kurz em seu texto discute a questão da modernização. Tendo em vista essa discussão desenvolva um conceito de modernização.

A Idade Moderna é um período específico da História do Ocidente. Destaca-se das demais por ter sido um período, por excelência, de transição. Tradicionalmente, aceita-se o início estabelecido pelos historiadores franceses, 1453 quando ocorreu a queda de Constantinopla pelos turcos otomanos, e o término com a Revolução Francesa, em 1789.

Algumas correntes historiográficas preferem trabalhar com o conceito de "Tempos Modernos". Essas correntes procedem a uma divisão entre sociedades pré-industriais e sociedades industriais. De fato, a noção de "Idade Moderna" tende a ser desvalorizada pela historiografia marxista, que prolonga a Idade Média até ao advento das Revoluções Liberais e ao fim do regime senhorial na Europa, devido a ampla ação das Cruzadas que expandiram o comércio na Europa.

A dificuldade da delimitação cronológica do período se deve, principalmente, às divergências de interpretação quanto à origem e evolução do sistema capitalista. O período histórico que vai do século XV ao XVIII é, geralmente, percebido como um período de transição. A época moderna pode ser considerada, exatamente, como uma época de revolução social cuja base consiste na "substituição do modo de produção feudal pelo modo de produção capitalista". Com base no texto “Marx depois do marxismo” de Robert Kurz é possível concluir que o autor assume exatamente esta postura. Podemos constatar que o autor entende “modernização” como a mudança do modo de produção antigo pelo capitalista. Esta conclusão é apoiada, por exemplo, pelos extratos apresentados abaixo:

Quando Marx escreveu seu "Capital", uma grande porção do globo praticamente não fora ainda arrebatada pela lógica desse modo de produção. As áreas coloniais, das quais uma parte considerável só foi anexada no século 19, foram tocadas apenas na superfície e pontualmente pelo processo capitalista, enquanto a vida na grande hinterlândia persistia nas estruturas pré-modernas.

Assim, o século 19 na Europa e no círculo daqueles países que já se começavam a definir vagamente como "capitalistas" esteve essencialmente sob o signo de uma corrida de recuperação. Essa primeira "modernização retardatária" estabeleceu (na concorrência com a Inglaterra e a França) como que um paradigma que marcou de forma mais duradoura o desenvolvimento da Alemanha e da Itália; e na Ásia, também o do Japão.

Baseado no texto de Kurz, eu acredito que seja correto definir a modernização como a mudança dos modos de produção entre o regime senhorial (pré-industrial) e o modo de produção industrial. Note também que, paralelamente à mudança nos modos de produção, temos as mudanças nas relações sociais. Estas relações, que são alteradas na passagem para o regime capitalista, mostram efeitos, em diferentes momentos, nos diferentes pontos do planeta.

Discussão baseada no texto:                      
Marx depois do marxismo por Robert Kurz
Folha de São Paulo. São Paulo, 24 de setembro de 2000.

1 comentário:

  1. com certeza é de grande ajuda, pois tbm estou cursando administração pública , e todo o conhecimento é bem vindo.

    ResponderEliminar