quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tarefa 2 de Direito - parte 2

Tarefa 2 de Direito - parte 1

Violações dos Princípios da Administração Pública


Oi Pessoal,

Escolhi discutir o escândalo das passagens aéreas. Por favor, vejam no final do texto algumas observações sobre a biografia de um ministro do tribunal de contas da união e de um ex-ministro e candidato a governador de Minas Gerais!
































segunda-feira, 23 de agosto de 2010

1a tarefa de Macroeconomia - Introdução

Oi Pessoal,

Achei bastante difícil a primeira tarefa de Macroeconomia. Muito material para ser lido e parte das informações relevantes não estão na Unidade 1, mas na Unidade 2.
Em breve postarei minhas repostas para as questões apresentadas, mas aguardo ancioso pelo gabarito oficial que (espero) seja disponibilizado na plataforma.


Para a Unidade 2, o professor colocou um vídeo/entrevista na plataforma. Eu gostaria de sugerir uma visita ao "site":

http://www.scribd.com/doc/15703745/Macroeconomia-Secao-10-Flutuacoes-Economicas-no-Curto-Prazo

onde podemos seguir uma apresentação sobre alguns aspectos da macroeconomia que me pareceram interessantes,

A foto acima é de Elinor Ostrom, a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel de Economia em 2009!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Breve resumo das idéias de Durkheim


Oi Pessoal,

Assisti o video que o professor Antônio Marcelo Jackson Ferreira da Silva disponibilizou sobre o sociólogo Emile Durkheim:
http://www.youtube.com/watch?v=2lypplJaUQ.

Assisti outro vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=ZzQ-Pg0C8jA&feature=related

Este é de autoria do filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. no portal brasileiro de filosofia. Talvez muitos se lembrem que os videos deste portal foram indicados como material de apoio em outras disciplinas que tivemos.

Encontrei até mesmo um grupo de discussão na net dedicado a analisar as contribuições de Durkheim.
http://sociologiaemrede.ning.com/group/asociologiadedurkheim?xg_source=activity

Li também o texto disponibilizado na plataforma Marx, Durkheim e Weber - conceitos básicos.

Fiz meu próprio resumo do material e o apresento mais abaixo. É minha intenção fazer o mesmo para Weber visando preparar a tarefa do dia 5 de setembro:

"Tendo como referência os argumentos de Emile Durkheim e Max Weber, discuta sob a forma de uma redação a seguinte questão: o que significa indivíduo e mudança social em Durkheim e Weber?"

Durkheim

Objeto de estudo da Sociologia é o fato social!
Método de Estudo é baseado em Neutralidade/ Distanciamento (dúvida metódica)
Finalidade é explicar a sociedade, comparar diferentes sociedades e encontrar soluções para a vida social.

Fato social: Tem 3 características básicas: coerção social, atuação independente da vontade ou consciência do indivíduo e a generalidade (por exemplo: formas de habitação, sistemas de comunicação e moral). Ele estudou o suicídio como exemplo de fato social. Curiosamente, a taxa de suicídios era maior em sociedades que criam em felicidade após a morte!

Idéia de Coerção Social – As sanções sociais podem ser espontâneas (olhar feio) ou legais (multa de trânsito) e a educação cotidiana.

A Teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo.

Consciência coletiva é o conjunto de crenças comuns à média dos indivíduos de uma sociedade. Consciência coletiva define, em uma sociedade, o que é imoral, reprovável ou criminoso.


Solidariedade = forma de convivência ou elo social. A solidariedade descrita por Durkheim é diferente do conceito cristão de solidariedade.

Solidariedade mecânica (tudo o que diz respeito a seu círculo mais intimo: família, religião, tradição, costumes, etc.) e orgânica (país, sociedade, etc..). A passagem da solidariedade mecânica para a orgânica seria o motor que impulsiona a transformação de toda e qualquer sociedade.

Solidariedade mecânica: típica de sociedades pouco desenvolvidas, pois a especialização do trabalho é pequena. Unidas por mesmas idéias, religião, tradição, etc. Metáfora do relógio = todos são arruelas.

Solidariedade orgânica: individualismo e alta especialização do trabalho que, segundo os socialistas, iriam levar à anomia (desintegração do tecido social). Os indivíduos permanecem unidos apesar das diferentes crenças, pois a especialização do trabalho cria uma interdependência. Metáfora do organismo = corpo (rim, pulmão, coração, etc.).

Solidariedade Orgânica é mais forte que a mecânica!!


terça-feira, 17 de agosto de 2010

Texto traduzido do Manifesto Comunista - onde achar



Oi Pessoal,

No endereço abaixo é possível baixar o texto completo do Manifesto Comunista de Marx. é interessenate dispor deste material para a disciplina de Sociologia e também para cultura geral.

http://www.scielo.br/pdf/ea/v12n34/v12n34a02.pdf

Boa Leitura,

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Administração Direta - Diretorias do Senado



Oi Pessoal,

Neste momento de eleição é sempre bom saber onde vai o $$ de nossos impostos. Vejam quantas e quais são as diretorias do Senado!! Ah!! salários de R$18000,00!!

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=21&cod_publicacao=33469

Bons  Votos!!

Arnaldo

domingo, 1 de agosto de 2010

Confundindo o público e o privado

Segue uma dica legal de nosso colega Leororne Roque.

Oi pessoal,


As ferias estao acabando...
Acabei de ler um editorial (Estadao) muito interessante. Vejam link abaixo. Achei que talvez o Arnaldo topasse coloca-lo no blog...

Abraco,

Leo

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100730/not_imp587925,0.php